O mercado financeiro sempre foi algo que me chamou atenção. A ideia de dinheiro gerar mais dinheiro me fascinava. Queria saber como começar a investir, mas sempre que esse pensamento aparecia vinham outros do tipo:

“Investir é só para quem já tem muito dinheiro”, ou “Investir é algo complexo que exige anos de estudo”, ou ainda “É arriscado demais”

Sei que o tempo passou, cheguei nos meus 24 anos e nunca tinha feito um investimento e o pior: Eu nem sabia como o mercado financeiro funcionava de verdade!

Mas, nada como uma crise para nos motivar, não é mesmo? Com essa inflação de 10% que estamos no Brasil e com a poupança rendendo na casa dos 6% pensei: “estou perdendo dinheiro” – É vai nessa que poupança é segura, ó aí sua “segurança” comendo 4% dos seus rendimentos anuais. Sim, você que deixa sua grana na poupança está perdendo dinheiro – Se você dúvida leia este artigo.

Foi o gatilho para começar a pesquisa mais sobre investimentos, durante um mês li 3 livros de investimentos e diversos sites. Já vou passar as principais coisas que aprendi nessa pesquisa. Antes deixo o nome dos livros que li, recomendo todos:

OBS: Você consegue ler todos estes livros de graça com o Kindle Unlimited – Se não sabe o que é isso da uma lida neste artigo sobre como ler 120 livros no ano.

Além desses livros o melhor site que eu li para investidores iniciantes foi o Clube dos Poupadores, recomendo acessar e ler tudo o que achar interessante lá. É a linguagem mais simples e neutra que encontrei na internet sobre investimentos.


A FÓRMULA DA RIQUEZA

Ok, e o que aprendi sobre investimentos?

Acredito que as maiores verdades são muito simples, embora muitas pessoas tentem complicar. O que mais me chamou atenção foi uma comparação entre ganhar dinheiro e emagrecer, que tirei do livro Eu Quero Ser Rico!

Se desejar comprar o livro para aprofundar seus estudos basta clicar na imagem e será redirecionado para a Amazon
 

Embora existam milhares de dietas malucas na internet a maioria não passa de besteira, elas não funcionam ou apenas vão te dar resultado no curto prazo e depois você vai recuperar todo o peso perdido. Para emagrecer (salvo exceções) a fórmula é simples: Emagrecer = Calorias ingeridas – Calorias gastas

Todos sabem o que devem fazer para emagrecer: Ter uma dieta balanceada e praticar exercício físico. Podemos complicar para vender livros sobre dietas, mas no fim é isso (profissionais de nutrição não me batam). Embora seja muito simples com certeza não é fácil! Emagrecer exige ter uma atitude consistente dia sim e dia também, coisa que maioria das pessoas não possui disciplina para fazer.

Ganhar dinheiro é igual emagrecer, só que mais fácil e rápido, pois você tem um multiplicador nessa equação, os juros compostos. A fórmula do riqueza é:

Riqueza = (Ganhos – Gastos) * Juros

A fórmula tem 3 variáveis onde podemos atual e mais 1 que fica escondida, são elas:

  • Ganhos: Você pode simplesmente ganhar mais com o seu trabalho
  • Gastos: Você pode gastar menos, para sobrar mais para render juros
  • Juros: Quanto maiores forem os juros mais a sua riqueza vai crescer, mas lembre-se que quanto maior o juros a ser pago maior o risco. Isso torna essa parte da equação mais complicada de atuar, o que nos faz focar nas 2 primeiras.
  • Tempo: Embora não esteja explícita na fórmula, essa é uma variável importante, quanto mais tempo você economizar e deixar a grana rendendo, mas dinheiro você vai ter.

No fundo é isso. É bem simples. O que acontece é que a maioria do conteúdo divulgado pela mídia foca apenas na variável “juros”, logo a que possui mais risco, ou seja ouvimos falar muito da Bolsa de Valores, de mercados futuros, de fundos multimercados, de dólar, etc. Tudo como uma grande promessa de emagrecimento enriquecimento rápido (sim, é a mesma coisa das dietas milagrosas).

Funciona investir na bolsa? Lógico, tem banco ganhando muito dinheiro com isso, mas a verdade de que quanto maior o retorno também é maior o risco é real. O que você falar aqui é como começar seus investimentos de modo consistente e com pouco risco. Não é o único caminho certo, mas é o que mais me agradou no meu estágio de vida e gostaria de compartilhar.

JUROS COMPOSTOS + PACIÊNCIA

Albert Einsten disse (sim, foi ele mesmo que disse): “Juro composto é a maior invenção da sociedade”.

Eu apenas acrescentaria uma coisa: “Juro composto, aliados à paciência, é a maior invenção da humanidade“.

Explico com uma continha simples: Se eu estou começando minha vida profissional agora, juntei 10.000 reais e invisto com um juros de 14% ao ano e esqueço esse dinheiro rendendo ao final de 40 anos (quando estiver me aposentando) adivinhe quanto terei na minha conta? Duvido que você chutaria um valor próximo de R$1.888.835,14 Sim, você teria quase dois milhões de reais! E percebe que falei em investir 10.000 e esquecer, não falei nada de depósitos mensais.

Agora me digam se Einsten não estava certo quando disse que juro composto (+ paciência) é a maior invenção da humanidade?

O problema surge que as pessoas não tem paciência e nem disciplina para esperar para colherem seus frutos. Nós preferimos nos endividar para satisfazer nossos prazeres momentâneos do que investir esse dinheiro para colher os frutos depois. O problema é que ao invés de termos os juros trabalhando a nosso favor temos ele trabalhando contra nós (e vai por mim, quando o juros está contra você e a favor do banco ele será muito maior que 14%, imagine o estrago).

A fórmula da riqueza é simples, mas as histórias do sucesso da noite para o dia, assim como as dietas que te prometem fazer perder 5 kg em um mês, vendem mais capas de revista. Por quê? Porque nós queremos acreditar nisso, no sucesso fácil. Por quê? Porque seguir o caminho certo dói mais e exige esforço diário (da uma lida nesse artigo sobre a fórmula do sucesso onde falo exatamente sobre isso).

 

COMO COMEÇAR A INVESTIR?

Suponhamos agora que essa lição a gente já aprendeu. Sabemos que não existe caminho fácil, começamos a nos capacitar para ganhar mais como resultado de nosso trabalho e a economizar para poder aplicar esse dinheiro. Agora entra a parte que sempre achei complicada, disse que queria fazer mas sempre dei mil desculpas achando se tratar de um bicho de sete cabeças. Vou te responder as perguntas que eu me fazia sempre que pensava e investir e desistia:

  • Sabe quanto tempo demorei para ler o básico sobre investimento, abrir uma conta na corretora e começar a investir? Menos de um mês!
  • Sabe a partir de quanto você pode investir? R$30 reais!
  • Sabe qual o risco do meu investimento atual no Tesouro Direto? Provavelmente igual ou até menor que o da poupança.

Sim, todos os meus medos que sempre me impediram de começar a investir eram infundados, eram coisas da minha cabeça, coisas que as pessoas disseminam por aí sem entender nada do assunto – Cuidado a quem dá ouvidos.

Não vou entrar nos detalhes, apenas falar em linhas gerais como você pode começar a investir e dar os links de sites especializados para você aprender mais (lembre, não existe caminho fácil, então estude).

1ª Passo: Entender os tipos de investimentos

Existem basicamente dois tipos de investimentos: Renda Fixa e Renda Variável, o que isso significa?

Renda Fixa é quando a instituição na qual você está investindo te diz previamente o quanto vai te remunerar no final do período combinado, geralmente esse valor é dado em uma porcentagem fixa ou indexada à algum índice como a inflação, a Selic ou a CDI. Nessa categoria o risco costuma ser menor.

Renda Variável é quando você não tem ideia de quanto vai ganhar no final do período. Aqui se encontram as ações, por exemplo. Ninguém pode te garantir se o valor delas vão subir o descer.

Para quem tem uma quantia menor do que $20.000 reais a maioria dos especialistas recomenda ficar só com renda fixa. A boa notícia é que com a inflação em alta o governo está com uma taxa de juros elevada, geralmente medida pela Selic que hoje é de 14.25% ao ano.

Existem alguns tipos de investimentos em Renda Fixa, eu acho o mais simples de todos o Tesouro Direto, que dá a mesma rentabilidade para quem investe $30 reais ou um milhão de reais. Investir no Tesouro Direto nada mais é do que emprestar dinheiro para o governo federal, ou seja, o risco do investimento é só se o Governo Federal quebrar de vez e decidir da calote em todo mundo, ou seja, o risco é muito pequeno mesmo com a crise atual (leia mais aqui).

Um vez que você opta pelo Tesouro Direto ele tem alguns tipos de títulos que você deve conhecer. Leia aqui no Clube dos Poupadores.

2ª Passo: Abrir uma conta em uma corretora

Pessoas físicas não podem investir diretamente no Tesouro Direto, é preciso uma conta em uma corretora. A vantagem é que existem algumas corretoras que não cobram taxas para investir no Tesouro Direto e o processo de abertura de conta é bem simples, no meu caso levou menos de 24h. Para aprender o que olhar na hora de escolher a sua corretora acesse esse outro artigo também do Clube dos Poupadores.

3ª Passo: Começar a investir

Agora que você tem a conta na corretora basta transferir seu dinheiro do banco para a corretora e comprar o título deseja, aqui o processo é muito simples e leva apenas alguns minutos, uma vez que você já tenha optado por qual título comprar.

Dado todos os passos sugiro mais este artigo do Clube dos Poupadores.

CONCLUSÃO

Depois de passar anos querendo investir e sempre me dando desculpas infundadas tomei vergonha na cara e fui atrás de descobrir como funciona de fato o mundo dos investimentos. O mesmo aconteceu com este site, sempre quis ter um site e sempre dei um milhão de desculpas na mesma linha (“não sei programar”, “não sei mexer com arte”, “não sei como ter um domínio meu”, “exige muito tempo”, etc…), inclusive falei disso nesse artigo de como montar um site em um dia e com 14 dólares (sim, você não precisa de mais do que um ou dois dias para montar um site, mesmo não tenho conhecimento técnico nenhum).

Agora imagine quantas coisas a gente sempre se imaginou fazendo, ou que a gente disse que gostaria de fazer, seja aquela viagem ou a conquista daquele emprego dos sonhos, quem sabe até desenvolver um novo hobby. A gente fica na nossa zona de conforto e sempre adia esses desejos por várias razões, muitos de nós vamos acabar partindo desse planeta sem realizar nossas vontades que, na grande maioria das vezes, são muito mais simples do que pensamos.

E aí, o que você vai começar a fazer HOJE?!

Abraço e foco na execução!