2015 está acabando e junto com as festas de fim de ano vem aquele monte de promessa do tipo “vou começar a academia”. Venho aqui propor uma meta diferente, uma meta focada no seu desenvolvimento pessoal e profissional, alinhada com o prazer de ler um bom livro. Que tal aprender como ler mais no próximo ano? Quem sabe ler 120 livros?

Desde que li meus dois primeiros livros por vontade própria na adolescência (Harry Potter e Fortaleza Digital) me apaixonei pela leitura e comecei uma escalada no número de livros lidos anualmente, mesmo sem nunca me desafiar ou colocar uma meta. Porém, nos últimos 3 anos, travei em algo em torno de 35 livros por ano, mas algumas dicas e ferramentas que descobri no segundo semestre de 2015 me permitiram aumentar esse número drasticamente. Desde então estou lendo em média 3 livros por semana sem dificuldades, o que me faz acreditar que a meta de 120 livros em 2016 é bastante viável. Abaixo irei contar as ferramentas que estou usando para chegar nesse número e espero que você me acompanhe nessa meta!
Bônus: Vou te falar como ter livros ilimitados por apenas R$19,90!!!

ÁUDIO BOOK!

Essa é a principal ferramenta que me permitiu aumentar tanto o número de livros lidos, ou ouvidos no caso. Ao contrário do que imaginei é muito mais fácil prestar atenção e não se perder em devaneios durante a leitura se você está ouvindo um áudio book — inclusive já ouvi relatos de pessoas que tinham problemas de atenção e nunca conseguiam acabar um livro normal e com áudio books leem atualmente mais de 100 livros por ano!
Os áudio books tem algumas vantagens, mas a principal é sua praticidade, o que lhe permite ouvir um livro mesmo amassado no metrô/ônibus, fazendo exercício físico ou até cozinhando. Você só precisa de um celular e alguns apps.
Segue abaixo a dica de alguns aplicativos:

Audible: App da Amazon onde você pode comprar áudio books, a grande vantagem do Audible é o grande número de títulos disponíveis e com boas vozes. As desvantagens são os preços dos livros e que eles só estão disponíveis em inglês

Ubook: App brasileiro no qual você paga uma assinatura mensal, estilo netflix, de $18,90 e tem acesso ilimitado a todos os áudio books da plataforma (inclusive algumas revistas). A desvantagem é que ainda possui um número limitado de títulos disponíveis.

Leitores de pdf: Existem alguns aplicativos que leem o pdf para você, isso é útil pois te permite jogar qualquer pdf de livro dentro dele e o app vai ler. As duas principais vantagens são (1) Você encontra pdfs gratuitos na internet e (2) Você pode ouvir QUALQUER livro, já que conseguimos transformar praticamente qualquer livro em pdf (falo disso abaixo), enquanto nem todos os livros são lançados em formato de áudio book. As desvantagens também são duas (1) Como os livros não são livros de fato gravados e sim só um pdf sendo lido pela máquina, eles tem uma voz mecânica a là google translate e (2) o livro tem que estar bem formatado, se não o app vai começar a ler cabeçalhos e rodapé, o que atrapalha a leitura.
Existem vários apps, você pode escolher qualquer um desde que tenha a opção de voz em português. Eu uso um chamado ‘Voice Dream Reader’, porém ele é pago. Disponível gratuitamente já ouvi falar bem do @Voice — Caso conheça outro deixe nos comentários.

Por fim, uma vantagem que vale mencionar sobre os áudio books é que a maioria dos aplicativos permite que você escolha a velocidade de leitura, permitindo você ler mais rápido ou devagar conforme exigido pela complexidade do livro. Eu costumo variar entre 250 a 450 palavras por minuto.

E-BOOKS

Economizar: Vamos falar de economizar dinheiro agora? Todos sabem que livro no Brasil é artigo de luxo, um bom livro está na casa dos 30 reais, fazendo uma conta rápida 120 livros X $30 = $3.600 ou $300 por mês. Por mais que veja livros como investimentos e não como gastos, ainda sim esse valor inviabilizaria nosso projeto de 120 livros no ano para muita gente, então vamos a solução: E-books
Mais vantagens: E-books, além de serem mais baratos, possuem a vantagem da praticidade (cabem milhares de livros no seu celular, tablet ou e-reader); São fáceis de carregar para qualquer lado sem pesar na mochila; Possuem iluminação própria para ler de noite; Você consegue comprar um livro em 1min, não tendo que esperar ele chegar na livraria perto de casa; Vários aplicativos de leitura de e-readers tem ferramentas que facilitam a leitura em inglês, como definição de palavras difíceis e tradução com apenas um clique em cima da palavra, como vários livros demoram a chegar no Brasil essa é uma ótima vantagem.

e-readers: Se você puder recomendo que compre um e-reader, como o Kindle, pois por mais que seu tablet quebre um galho ele não foi feito para leitura, os e-readers sim! E-readers possuem a tela numa qualidade muito melhor, fazendo com que você não canse a vista mesmo depois de horas lendo (inclusive no escuro), além de serem mais fáceis de manusear (tente ler um livro em um ipad gigante na sua mão, não é muito confortável).
Qual e-reader escolher? Existem basicamente 3 marcas de e-reades no Brasil: o Kindle da Amazon; o Lev da Saraiva e o Kobo da Livraria Cultura. É importante pesquisar bem qual comprar, pois cada uma das empresas possui títulos diferentes disponíveis para download e certas vantagens ou desvantagens. Não vou analisá-los aqui, mas recomendo este artigo da Techtudo que analisa os três principais e-readers do mercado.
Lembrando que depois de escolher a marca, algumas marcas ainda possuem diferentes versões (o Kindle tem quatro). Eu acabei optando pelo Kindle PaperWhite, mas recomendo cada um ler o review da techtudo e dar uma pesquisada para escolher o que melhor atende as suas necessidades.
Se você não quiser gastar dinheiro comprando um e-reader e quer ler e-books no tablet ou celular, basta baixar o app dessas empresas (digite Kindle, por exemplo, na play store) e você terá acesso a todo o acervo de livros da Amazon para comprar.

APROVEITANDO CADA MINUTO

– Tá Gabriel, eu tenho um kindle, instalei apps de áudio book, mas não adianta pois não tenho tempo para ler.

Pois bem, saiba que nem eu, nem você e a maioria das pessoas preocupadas em ler 120 livros por ano (ou até mesmo 20) não deve ter tempo sobrando. Eu não tenho duas horas de um dia de semana para sentar e simplesmente ficar lendo (de vez em quando durante o fim de semana, mas ainda sim não mais que 2 ou 3h). Mas, apesar de não ter 2 horas seguidas, te garanto que você tem pelo menos 2h por dia para ler se souber aproveitar cada minuto do seu dia — e que, diga-se de passagem, provavelmente devem ser mal aproveitadas, como as minhas eram. Vamos à alguns exemplos:
Transporte público: Se você tem que pegar ônibus ou trem está aí um ótimo tempo para ler (ou ouvir um áudio book quando é impossível manusear um livro naquele trem lotado da CPTM em SP). Se você demora 1h para ir ao trabalho e 1h para voltar, pronto, aí estão suas 2h.
Exercício físico: Já pensou que beleza se exercitar e ao mesmo tempo ouvir um bom livro! Produtividade 100%! Provavelmente você não vai conseguir ouvir qualquer livro e com uma velocidade muito rápida, mas alguns gêneros mais tranquilos de leitura podem muito bem acompanhar sua caminhada, corrida ou até academia (caso não seja muito barulhenta). Aí você já ganhou mais 1h por dia.
Atividades repetitivas que não exigem esforço intelectual: Por exemplo, eu gosto de ouvir áudio books enquanto estou cozinhando, afinal você não precisa de tanta atenção para preparar arroz e temperar a salada. Também costumo ouvir áudio books quando acordo e estou me arrumando para sair. Estão aí mais 30 minutos por dia.
Filas e momentos de espera: Quem nunca ficou na fila do banco? Ou aguardando para uma reunião? Ou chegou mais cedo em um compromisso? Novas oportunidades para puxar seu kindle da mala (afinal ele pesa menos de 200g, então você pode carregá-lo para qualquer lugar — e mesmo que não esteja com ele use os áudio books no celular).
Viu que com essas novas tecnologias fica fácil ter sempre um livro com você? Sem desculpas então. Te garanto que procurando você acha, pelo menos, 2h no seu dia. Ah, vale comentar que um livro médio com uma velocidade de 300 palavras/minuto no seu app de áudio book vai demorar cerca de 5h para ser lido, ou seja, 2h por dia durante 3 dias e voilà, você matou um livro em 3 dias sem nem ter que sentar para lê-lo =D

MAIS DUAS DICAS IMPORTANTES

Essas são as 3 principais dicas que estão me permitindo manter a média de 3 livros por semana sem dificuldades, antes de fechar vou dar mais duas e, como prometido, te falar como ter livros ilimitados por R$19,90:

Kindle Unlimited: Para quem baixar o app do Kindle (ou comprar um) saiba que a Amazon lançou um novo serviço chamado Kindle Unlimited, onde você paga apenas $19,90 por mês e tem acesso ilimitado a vários livros (não são todos os da Amazon, mas tem uma boa diversidade), ou seja, caímos de $300,00 por mês em livros para $19,90 =D
Dica: Geralmente eles mostram só os títulos em português, mas se você jogar o nome em inglês vai ter mais meio milhão de livros disponíveis.
Convertendo e-books em áudio books: Como eu disse existem alguns apps como o Reader e o @Voice que leem PDFs, para não perder tempo procurando PDFs online vou dar uma dica — Até por que baixar livros que não foram disponibilizados pelo autor 1) é ilegal, 2) temos que estimular o mercado literário brasileiro e 3) você tem infinitos livros com kindle unlimited.
Enão, para não ter que baixar os PDFs existe uma ferramente que te permite converter seus e-books comprados para o Kindle (ou outros e-readers) em pdfs e então mandá-los para seu app que lê livros.
Segue um link que explica dois modos de como fazer isso — Eu uso o segundo modo, com um software chamado Calibre, que você encontra para baixar gratuitamente na internet. Lembrando que antes de iniciar o processo descrito no link você tem que ter o livro no computador, você faz isso baixando o app do Kindle (ou de outro e-reader) no seu PC e assim envia o livro para o PC, agora basta encontrar a pasta onde o app do Kindle salva os livros e seguir o passo a passo dado no link acima.
Perceba que com essas duas dicas finais você tem praticamente infinitos e-books e áudio books por apenas R$19,90 por mês, como prometi no início no texto=D

QUANTIDADE x QUALIDADE

Algumas vezes quando comento com as pessoas sobre a minha meta de terminar 120 livros em um ano vem uma cara feia e um questionamento na linha de que se essa leitura é feita com qualidade e se consigo absorver o que leio. Esse questionamento não passa de senso comum. Geralmente quem pergunta isso nunca experimentou ler essa quantidade de livros. Garanto que sim, dá para ler com qualidade lendo essa quantidade. Inclusive conheço pessoas que leram 250 livros em um ano e que também garantem que conseguem absorver o conteúdo.
Ainda tem quem fala algo do tipo “Nossa, mas aí você não está aproveitando a leitura”. E eu respondo: “Quem disse?”.
Ouvir meu áudio book pela manhã é um dos momentos mais prazerosos do dia e me faz começar o dia muito bem. Desde que descobri os áudio books o transporte público também passou de momento de martírio para momento de lazer.
Lógico, existem ressalvas a serem feitas. Realmente acontece de você ler um livro e aquilo ter tanto conteúdo relevante que você fica uma semana para absorver completamente o que leu, mas quantos livros assim você já leu na sua vida? Se na nossa lista de 120 tiver 6 desses estará de bom tamanho. Imagine seis livros que transformam sua vida a ponto de você ter que tirar uma semana para refletir, é muita coisa para um ano, não? Até por que nada te impede de mesclar leituras mais pesadas com romances ou livros de negócio por exemplo, que geralmente são mais tranquilos de entender.
Também vale a pena falar que, embora eu ame áudio books, você vai perceber que alguns tipos de livros são melhores de ler do que de ouvir (principalmente se for com um leitor de pdf e não um áudio book de verdade), como poesia por exemplo ou alguns livros mais densos.


O ano novo sempre traz consigo promessas e esperanças de uma nova vida. Acredito que livros tem uma potencial imenso de causar essas grandes mudanças. Imagine você poder aprender sobre meditação com Dalai Lama, ou sobre treinamento físico com Arnold Schwarzenegger, ou ainda sobre negócios com Peter Drucker? Sim, os livros te permitem ter os maiores mestres vivos e até os que já se foram. Imagine agora ter 120 mentores desse porte! É sobre isso que estamos falando aqui!
E aí, vamos juntos traçar essa meta para 2016? Se você acha que 120 é muito, sem problemas, você pode usar essas mesmas dicas para ler 80, 30, ou até mesmo 10 livros se estiver começando no mundo da leitura (ou se já for um expert quem sabe se desafie para chegar nos 200).

Antes de fechar esse texto vou te pedir duas coisas:

  1. Se você gostou do artigo não deixe de compartilhar no facebook
  2. Recomende nos comentários um ou mais livros que você leu e gostou muito, afinal temos que começar a preparar nossa lista de 120 livros.

Grande Abraço e Boa Leitura!