Esse é o segundo texto da série Curadoria, onde reúno conteúdo de todo o tipo que encontro na internet.

No Curadoria #1 falamos sobre hábitos de ricos e pobres, como testar o QI de alguém, amor, como construir nosso futuro e Engenheiros do Hawaii. Se não viu dá uma conferida aqui.

 

Palavra da Curadoria

Acho válido lembrar que essa curadoria é baseada em coisas que despertaram a minha atenção atualmente, e isso carrega um perigo.

Acho que já passaram pela experiência de ler um texto e achar ele muito bom. O tempo passa e 1 ou 2 anos depois o facebook lembra que você compartilhou esse texto. Você entra no link e re-lê, porém dessa vez o texto já não parece tão fenomenal. Isso ocorre pois nós mudamos, pois já havíamos lido esse conteúdo e com o passar do tempo refletimos e absorvemos conteúdos semelhantes aquele. Isso fez com que o texto que um dia foi “foda” virasse apenas “mais um” texto sobre um assunto que nos acostumamos. A visão quebradora de paradigmas do autor agora nos parece o óbvio.

Embora tente conscientemente me desfazer desse viés e trazer conteúdos simples para qualquer pessoa, isso nem sempre é possível. Sei que carrego vieses e vocês também devem ficar atentos com isto, tanto para ler os textos do Outras Frequências quanto para escreverem os seus. Tarefa principalmente importante aos profissionais que trabalham com a educação em qualquer formato (professores, escritores, jornalistas e qualquer um que precisa explicar algo a um terceiro).

Tentemos manter as coisas simples e lembrar que algo que para gente já é o óbvio, para o outro pode ser algo ainda desafiador de encarar. Se tratando de ensino, na dúvida, sempre prefiro optar por assumir que a pessoa na minha frente não percorreu o mesmo caminho que o meu e passar-lhe toda a base.

 

Curadoria #2

Texto:

Ensino de Física no Brasil – Richard Feynman

Esse texto é na verdade um trecho de um dos livros do Feynman, um Nobel de Física e uma pessoa reconhecida internacionalmente pela sua didática e modo de explicar conteúdos complexos da física de modo simples.

Feynman fala como temos um ensino de ciências completamente falido no Brasil! Os estudantes aprendem a decorar conceitos e fazer contas, mas não entendem nada do que estão fazendo. No texto o autor explica melhor porque o nosso ensino é tão ruim.

Se você sempre teve dificuldade com ciências, principalmente exatas, vale a pena a leitura.

Link: http://www.universoracionalista.org/ensino-de-fisica-no-brasil-segundo-richard-feynman/

Bônus: Nesse outro link você tem os 3 livros completos de lições de física do Feynman. Uma obra de arte para quem ainda está na faculdade cursando as Físicas I, II, III e IV da vida. O contra é que está em inglês =/

Link: http://www.feynmanlectures.caltech.edu/

 

Documentário:

Inside Job – Trabalho Interno

Acho esse ao mesmo tempo o filme mais didático e mais completo sobre a crise financeira de 2008. É um documentário no qual são entrevistados pessoas em importantes cargos na política, em bancos e nas universidades. Tanto pessoas que tentaram alertar sobre a crise antes dela ocorrer quanto pessoas que foram de certa forma responsáveis pela mesma.

Além de entender melhor o que aconteceu em 2008, é muito interessante assistir o filme buscando compreender porque os acontecimentos desencadearam a crise. Prestar atenção em pontos como a ganância humana e aproveitar o mesmo para nos questionar sobre a suposta neutralidade (ou não) do governo defendendo interesses de banqueiros x população. Até quando é, ou não, saudável o governo interferir na economia e regular determinados setores.

O documentário está disponível online no Vimeo. Link: https://vimeo.com/39018226

Aplicativo:

Momentum

Na verdade o Momentum é uma extensão do Google Chrome e eu o uso já faz mais de um ano. É uma extensão que fica como página inicial sempre que você abre uma nova aba do Chrome.

Momentum

Como você pode ver na imagem ele coloca uma foto bem bonita de fundo (geralmente na natureza) que muda todos os dias. Junto com a imagem tem uma frase na parte de baixo que também muda todos os dias.

Além disso o aplicativo possui no canto inferior direito uma to do list (lista de coisas para fazer), excelente para gerenciar as tarefas do dia a dia. É bem bacana que ela te permite ir ticando as tarefas completas. Isso sem falar que no centro da tela, abaixo do relógio, você pode escrever o o seu foco  do dia, assim sempre que você for abrir uma nova aba no Chrome para ir dar uma escapada no facebook você será obrigado a encarar seu foco do dia e a to do list.

Outro vantagem é que no canto superior direito tem a temperatura da sua cidade. No canto superior esquerdo você pode colocar vários atalhos para seus sites favoritos. No meu caso eu deixo só o Business Insider, mas você pode colocar quantos links quiser.

Esse é uma das extensões mais fenomenais do Chrome! Ajuda no foco e ainda traz várias funcionalidades simples, mas muito úteis. E tudo isso muito de um modo super clean.

Link para baixar: https://chrome.google.com/webstore/detail/momentum/laookkfknpbbblfpciffpaejjkokdgca?hl=en

 

Apresentação de Slides

Manifesto Netflix – Guia da Cultura

Essa é uma apresentação de slides feita por um dos fundadores da Netflix em 2009! É muito bacana pois descreve a cultura da Netflix quando ainda não era a gigante que é hoje (ou seja, provou que funciona).

Tem várias partes que vale a pena ler. Contudo, o que mais me chamou a atenção é a parte sobre Freedom & Responsability, mais especificamente entre os slides 39-52.

Ele explica como grandes empresas vão a falência, afinal está ficando cada vez mais comum grandes empresas acabarem falindo diante de startups, mas como isso é possível? A resposta é fenomenal. Sem spoilers, vai lá ler =)

OBS: Está em inglês.

Link: http://pt.slideshare.net/reed2001/culture-1798664?ref=http%3A%2F%2Fdestinonegocio.com%2Fbr%2Fgestao%2Fmanifesto-netflix-de-2009-ensina-sobre-a-cultura-organizacional%2F

 

Canal YouTube

The School of Life

A The School of Life é uma escola que surgiu para preparar as pessoas para a vida. Eles se propõe a ensinar coisas que vão desde pensamentos de grandes filósofos até como encontrar um trabalho com sentido, porque alguns países são ricos e outros pobres, como fazer um relacionamento dar certo, etc. A proposta é muito bacana!

O canal do YouTube possui vários vídeos com duração entre 4 e 10 min que tentam responder várias dessas questões. Muitas vezes quando estou com um tempo livre ou enquanto faço um lanche eu coloco essas aulas para tocar. Confere no link abaixo e da play em algum vídeo que o tema te interesse.

Link: https://www.youtube.com/user/schooloflifechannel/videos?sort=p&view=0&flow=grid

OBS: Eles possuem sede física em várias cidades do mundo, inclusive em São Paulo. Eu fiz só um curso deles e, ao contrário dos vídeos, não gostei muito, achei fraco e com pouco conteúdo para o valor ($170 por 3h de curso). Pode ser que eu não peguei um bom “professor”, mas enfim, apenas um adendo que estou recomendando o canal do youtube e não os cursos presenciais. Se você já fez algum curso deles e curtiu deixe nos comentários =)

 

~ Gabriel Vinholi