Esse é terceiro texto da série  Se tornando uma Máquina de Aprendizagem, se você ainda leu os dois primeiros textos clique nos links abaixo:

  1. A Era da Curadoria
  2. Aprender é mais fácil do que você imagina

Nos dois primeiros textos da série focamos em pré requisitos para você começar a aprender, a partir de agora vamos colocar a mão na massa e vamos falar COMO você pode começar a aprender. Nesse texto #3 vamos falar sobre cursos onlines, quais as suas vantagens e quais os melhores sites para aprender.

Acredito que será quase impossível falarmos de uma nova educação sem falar de EaD (educação a distância) dentro de alguns anos e vou lhe explicar por que, mostrando algumas vantagens de cursos online sobre cursos presenciais.

Antes ressalto que vejo diversas vantagens do EaD, principalmente para cursos de atualização ou para aprendermos algo específico, porém não quero dizer que ele substitua a educação tradicional, apenas quero mostrar as vantagens para, quem sabe, você experimentar seu primeiro Curso Online =)

 

11 Vantagens dos Cursos Online

1. O mundo está mudando rápido, muuuito rápido

Se antes da revolução industrial as pessoas seguiam as profissões de seus pais e os ensinamentos eram passados de geração para geração, hoje isso mudou. Só no Brasil temos mais de 200 diferentes cursos. Pare para pensar que cada curso possui mais uma gama de diversas áreas de atuação. Pense agora quantos desses cursos e profissões não existiam a 50 anos.

Não havia computador nem internet, só aí você já elimina uma boa parte das carreiras atuais ou pelo menos como eram realizadas as atividades relativas a determinada carreira.

Já existem alguns acadêmicos falando que quando as crianças que estão nascendo hoje se formarem na universidade 65% das profissões que eles vão exercer ainda não foram nem criadas!! Da uma lida nesse texto onde aprofundo o assunto e falo sobre várias revoluções que estão acontecendo no mundo.

Agora imagine que antes de você se aposentar o mundo, e a sua profissão vão mudar. Se você quiser continuar um profissional alinhado com as expectativas do mercado de trabalho vai ter que se atualizar e adivinhe: O EaD é o jeito mais fácil, rápido e barato de você fazer isso.

 

2. O mundo é interdisciplinar, sua universidade não.

Há algum tempo me voluntariei para participar de um estudo de um aluno que fazia pós graduação em neurociência na UFABC e aproveitei para conversar com ele sobre o campo. Uma das coisas que me chamou a atenção foi que o teste que participei era feito em um programa de computador e ele me disse que teve que aprender a programar para realizá-lo, pois seu orientador falou que sem isso seria impossível o experimento.

Sua universidade não vai te ensinar tudo o que você precisa saber e você vai ter que buscar esse conhecimento por conta. O EaD é provavelmente a forma mais simples de buscar esse conhecimento.

 

3. Nem todos moram em grandes centros

Sabemos que muitos cursos, principalmente de áreas específicas, são limitados a grandes centros urbanos. Agora imagine que se toda vez que precisar de uma atualização para determinada atividade tenho que viajar para São Paulo ou outra cidade? Imagine os custos que irão além do curso e vão incluir hotel e transporte.

Enquanto isso o EaD é acessível da tela do seu computador e no conforto da sua cadeira.

 

4. EaD é muito mais barato

Enquanto cursos presenciais chegam a custar na casa dos milhares de reais a maioria dos EaD são muito mais acessíveis financeiramente

 

5. Você pode ir direto ao que interessa

Enquanto em cursos presenciais você é obrigado a passar por todas as aulas, inclusive as de assuntos que você domina, no EaD você pode pular direto para  aula que te interessa.

 

6. Esqueci, e agora?

Quem aqui já fez um curso, acabou não aplicando na hora e depois de um certo tempo teve que fazer o mesmo curso de novo? Isso é muito comum com excel por exemplo, eu mesmo já fiz curso de excel, acabei não usando a maioria das ferramentas e hoje não lembro mais de quase nada. 

Enquanto em um curso presencial você provavelmente vai ter que pagar de novo a maioria dos cursos EaD te permite acesso vitalício, esqueci um conceito? É só dar play na aula e relembrar.

 

7. Nem todos aprendem no mesmo ritmo

Já aconteceu de você estar em uma aula e não entender muito bem o conceito? Creio que acontece com todos nós. O problema é que aulas são fragmentadas em pedaços de tempo que o professor tem que sempre adiantar, se você não entendeu acabe ficando para trás e isso pode inclusive te prejudicar lá na frente caso o conhecimento seja cumulativo.

Até quando o professor segura o conteúdo até que todos entendam muitas pessoas simplesmente tem vergonha de perguntar e reconhecer que não entenderam.

Enquanto isso no EaD basta você voltar um pouco a aula e assistir de novo, alguns cursos inclusive disponibilizam aulas de aprofundamento para alunos que tiveram dificuldades.

 

8. Cada um tem um horário

Já aconteceu comigo algumas vezes de fazer um curso simplesmente porque não podia no horário. Assim como também já aconteceu de eu participar de cursos noturnos e não absorver bem o conteúdo pois não funciono tão bem nesse horário depois de um longo dia. Com o EaD nós fazemos o nosso horário.

 

9. É mais rápido

Acredito que quase todos tenham a sensação de que nos falta tempo nos dias de hoje. Geralmente cursos EaD são mais rápidos que os presenciais pois vão mais direto ao ponto, além de te poupar tempo com transporte. Sem falar que geralmente o curso fica online, basta comprar e começar, você não precisa ficar esperando turmas abrirem.

 

10. EaD é conhecimento organizado

Sim, muitas coisas hoje podemos aprender de graça na internet, como por exemplo programar ou criar um site. A grande vantagem do EaD é que ele te dá todo esse conteúdo organizado, passo a passo e com uma qualidade geralmente maior que o conteúdo gratuito. Você não tem que procurar cada novo tópico na internet, basta dar um play depois do outro.

Imagine que comprar um curso EaD é como ter Netflix e simplesmente digitar o nome do filme, dar play e curtir. Enquanto isso quem não usa o Netflix tem que procurar o filme na net, quando acha o link está fora do ar ou está com legendas em espanhol, ou com legendas nada sincronizadas com as vozes (agonia eterna), ou com uma qualidade baixa de som e vídeo e por aí vai.

 

11. O EaD vai ter ajudar a desenvolver disciplina

Sim, para fazer EaD você vai ter que ter disciplina e isso não é ruim. 

No começo quando comecei a fazer meus primeiros cursos EaD confesso que não terminei alguns, hoje porém sou completamente viciado em novos cursos por todas as vantagens que mencionei acima e termino praticamente todos. Disciplina se treina e isso vai te ajudar em várias áreas da sua vida. Experimente 😉

 

Onde eu acho cursos EaD?

Várias faculdades já oferecem graduações e pós-graduações em formato EaD, mas aqui vou focar em sites com cursos mais específicos. Já usei todos e recomendo e garanto que a qualidade é boa =)

Coursera

O Coursera é uma plataforma que reuni aulas de algumas das melhores universidades do mundo, como por exemplo Princeton, Duke, Upenn, Johns Hopikins, Columbia, ITA, Unicamp e outras.

Como os cursos são ministrados por universidades o foco da maioria dos cursos acaba sendo bem acadêmico, porém é muito interessante assistir um aula dessas universidades. Os temas são os mais variados, de psicologia a computação.

Todos os cursos são gratuitos e caso você queira o certificado você precisa pagar. A maioria dos cursos são em inglês, mas alguns bem interessantes possuem legendas em português.

O que diferencia o Coursera das outras plataformas é que ela possui “turmas”, ou seja, de tempos em tempos eles abrem uma turma e você vai ter X semanas pra terminar o curso, caso não termine você perde o acesso e precisa esperar abrir uma nova turma. Isso é ruim por um lado, mas por outro te ajudo a manter a disciplina e finalizar os cursos.

Aprenda data science, marketing digital, e mais - Coursera

 

Veduca

Funciona no mesmo estilo do Coursera, aulas das melhores universidades do mundo disponíveis para você assistir de graça e você só paga o certificado. A diferença é que no Veduca você pode iniciar um curso quando quiser.

Site: http://www.veduca.com.br/

 

edX

Novamente na linha do Coursera e do Veduca essa plataforma foi criada através de uma parceria entre Harvad e MIT. Hoje conta com cursos de diversas universidades de ponta de todo o mundo. A desvantagem é que tem poucos cursos em português.

Site: https://www.edx.org

 

Khan Academy

Famosa pelo grande quantidade de vídeos no YouTube é mais conhecida por cursos escolares (ensino fundamental e médio), porém de um tempo para cá vem diversificando e lançando aulas de economia, finanças, programação, calculo, artes, etc. Além dos vídeos no youtube possui um site bastante organizado.

Site: https://www.khanacademy.org/

 

Udemy

Os 3 sites até agora possuem um viés mais acadêmico, mas acredito que o site que mais merece destaque é o Udemy. Uma plataforma onde qualquer pessoa pode subir cursos. Os assuntos são os mais variados, você vai encontrar cursos que vão desde como dormir melhor, até como criar um site em wordpress, passando por valuation, programação, qualidade de vida, excel, e mais uma infinidade.

Os cursos do Udemy geralmente possuem um viés muito mais pratico, uma vez que os cursos não são dados por acadêmicos e sim por pessoas que dominam determinada área, por exemplo alguém que entende muito de excel cria um curso ensinando como usar o programa.

A plataforma é simples de mexer e é sempre o primeiro lugar que eu vou quando buscar um curso quando quero aprender algo. Tem algumas opções de cursos interessantes em português mas o maior destaque fica por conta dos cursos em inglês.

Outra coisa bacana é que todos os cursos oferecem uma garantia de satisfação, sendo possível você pedir o dinheiro de volta em até 30 dias caso não goste do curso.

Udemy Generic 300x250
 

O ponto negativo fica pelo fato de que os cursos são todos cotados em dólar, então um curso de $25 dólares se transforma em um curso de $100 reais. O grande esquema aqui é ficar de olho em promoções, várias vezes o Udemy faz algumas promoções e coloca todos os cursos por $19, $15 ou até $10 dólares! Isso sem falar que tem alguns cursos muito bons de graça na plataforma!

Vale ressaltar que curso é investimento e já fiz alguns que com certeza valeram o que paguei. Em português destaco os cursos da Endeavor pra galera que curte empreendedorismo. Da uma olhada clicando aqui.

Lembrando que como qualquer um pode subir cursos na plataforma é recomendável sempre olhar as avaliações que vão de 1 até 5 estrelas e o número de alunos que já participaram do curso.

 

Responde Aí

Pro pessoal que ta na universidade e está com dificuldade em algumas matérias o Responde Aí é um site que tem várias aulas, exercícios e todo o mais que é necessário para te ajudar a aprender as matérias de modo muito mais rápido.

Tem algumas coisas grátis, mas se quiser ter acesso a todo o conteúdo a assinatura semestral custa só R$75,00, menos que 2h de aula com um bom professor particular para ter aulas de todas as matérias durante um semestre inteiro!

Site: www.respondeai.com.br

 

Arata Academy

Outro lugar bem bacana, esse mais voltado para vídeos de desenvolvimento, produtividade, empreendedorismo e coisas do gênero é encontrado no canal do youtube da Arata Academy. Eles tentam vender alguns cursos mais completos (nunca fiz nenhum pago para recomendar), mas tem muita coisa boa gratuita no Yutube também.

Site: https://www.youtube.com/user/arataacademy/playlists