Cultura 3G = Sonho grande + Gente boa + Cultura forte + Resultado sem mimimi

Esses são os elementos chaves da cultura 3G e que permeiam as insituições do famoso e maior trio de empresários brasileiros: Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sicupira.

Quem já acompanha o blog sabe que já trabalhei na Endeavor e na Fundação Estudar, duas ONGs que vivem essa cultura, e sou realmente fã desse estilo de trabalho simples e que funciona. Os caras não inventam modinha, não se perdem atrás da ultimas novidades sobre planejamento estratégico, não ficam falando que o país ta em crise e nem fazem mimimi. Eles buscam resultado!

Na internet onde temos gurus querendo brotar de todo o lado e tem um monte de gente querendo te fazer achar que o mundo de trabalho é cor de rosa e cheio de pôneis saltitantes, vale a pena relembrar as mensagens simples passada pela cultura dos maiores empresários do país.

A ideia aqui é reunir algumas das melhores reportagens e vídeos sobre essa cultura (tanto do trio quanto de pessoas e instituições que foram influenciados por eles) e destacar algumas partes que podem te ajudar a ter uma carreira de sucesso.

A ideia não é falar mentirinha nem passar a mão na cabeça de neném crescido. Se quer aprender com os melhores, aqui vou dar todo o melhor conteúdo disponível na internet pra você, mas se ta com preguiça de ler reportagem de 18 páginas e ver horas de entrevistas porque a imagem ta ruim provavelmente você vai sentar do outro lado do ônibus (já você vai entender o ônibus, segura aí).

O Vírus do Garantia – Época Negócios

Vamos começar com o infográfico da reportagem “O Vírus do Garantia” para ver algumas coisas que tem o dedo desses caras. Toda a vez que vejo essa imagem de 2013 eu me assusto e penso como seria o mercado no Brasil sem esses 3. Clica no link abaixo da imagem para vê-la em alta resolução.

o virus do garantia

Para ver a imagem com melhor resolução: http://epocanegocios.globo.com/Informacao/Visao/noticia/2013/02/o-virus-do-garantia.html

O Legado de Lemann – Época Negócios

Visto onde eles chegaram agora é hora de conhecer um pouco da história. A Época Negócios fez  em 2009 uma das melhores e mais detalhadas reportagens contando a história do Jorge Paulo Lemann antes dele estourar na mídia com a notícia de que se transformou no homem mais rico do Brasil. Confira nesse link:

http://epocanegocios.globo.com/Revista/Common/0,,EMI22844-16380,00-O+LEGADO+DE+LEMANN.html

Marcell Telles em 1991 na FGV

O mais interessante em notar nesse vídeo de 1991, comparado com o próximo de 2004 e com os mais novos, é que esses caras repetem a mesma coisa faz mais de 25 anos! Os caras descobriram uma fórmula simples e desde então vêm aplicando ela com um sucesso enorme.

 

Lições do vídeo para levar pra vida:

  1. O óbvio não existe!
  2. As coisas dão errado
  3. Tudo tem que ter um dono (alguém tem que tar com o dele na reta)
  4. Nome é o ativo mais importante
  5. No final tudo se resume a gente
  6. Pense grande! Vocês vão realizar do tamanho que vocês pensarem! As vezes a única diferença entre quem fez algo representativo e quem não fez foi o tamanho do sonho
  7. Invista em você e continue aprendendo sempre

Carlos Brito falando da cultura AmBev

A AmBev provavelmente é a mais simbólica das empresas do trio. Foi ali que nasceu muita coisa dessa cultura e é hoje a empresa mais valiosa do Brasil. Esse vídeo de 2004 é do Carlos Brito, CEO da AB Inbev, e resume muito bem a cultura da empresa mais valiosa do país. Por algum motivo creio que seu professor de administração nunca vai passar esse vídeo na sala de aula, embora valeria um curso inteiro. 

Esse é meu vídeo preferido. Já assisti pelo menos umas 20x (sem contar que tenho até o áudio dessa palestra no meu celular).

“Outra coisa que a gente acredita muito é no critério de justiça, quer dizer a gente acredita que tratar todas da mesma forma é injusto. Justiça é exatamente o contrário, tratar de forma diferente as pessoas que são diferentes. Isso parece óbvio mas, de novo, para você fazer dia sim e dia também é difícil. Conquista algumas antipatias mas, de novo, se a gente tiver que ter alguma antipatia que seja daqueles que estão perfomando pior do que daqueles que estão performando melhor”

O bacana dos caras é que eles já sabem muito bem que perfil de gente querem atrair. Não é o cara que você precisa ficar motivando e passando a mãozinha na cabeça. É cara com sangue no olho e afim de entregar resultado. E lógico que quem entrega é recompensado.

A Cristiane Correa fala no livro Sonho Grande que o Jorge Paulo foi a pessoa que ficou bilionário fazendo o maior número de milhonários. Mas não qualquer pessoa, só quem entrega resultado. É como o Brito fala:

Resultado é o que move. Resultado é cruel. Ele mostra quando você ta ganhando e mostra quando você ta perdendo. É o raio da balança, você pode ter a história que for “Mas ontem não deu pô, semana passada eu tava viajando, não consegui fazer exercício”. Isso tudo é história, a balança ignora todas as suas histórias e diz qual é o teu peso em relação a tua meta”

Bernardo Hess, CEO da Kraft Heinz.

“O mundo profissional é que nem entrar num ônibus, tem dois lados pra sentar. O lado das que entregam resultados e o outro lado das pessoas que explicam porque não entregam”

Lembra que eu tinha falado do ônibus?

Recomendo mostrar esse vídeo para o pessoal da sua empresa (ou empresa júnior, AIESEC, etc) e quando o pessoal vier com desculpinha que não ta entregando você só fala “Existem dois tipos de pessoas…”

A entrevista completa com o Bernard Hess você encontra no site do Na Prática (também tem uma com o Jorge Paulo Lemann)  https://www.napratica.org.br/inspire-se/bate-papo-com-bernardo-hees/

Marcel Telles – Grandes Líderes, Exame

Durante muito tempo era muito difícil achar material na internet sobre o trio, eles sempre foram bem avessos a mídia, logo as entrevistas eram raras. De um tempo pra cá eles cederam um pouco e encontramos bastante material. Dos três o que mais tinha vídeos e reportagens era o Marcell.

Na minha opinião o Marcell é o melhor dos três para falar e que passa de maneira mais clara as mensagens chaves da cultura. Essa reportagem para a Exame é muito boa e vale a pena ver toda, abaixo o link de um dos vídeos (o restante vai aparecer no youtube).

 

Roberto Setubal entrevista Marcel Telles

Essa é imperdível. A Época conseguiu juntar o Setubal, presidente do Itau, e um dos CEOs mais admirados do Brasil para entrevistar o Marcel Telles. A entrevista como um todo é excelente, porém tem uma parte que quero destacar e que pra mim mostra claramente a diferença de por que o trio chegou onde chegou e os outros não.

Roberto Setubal: Como vocês estão vendo o Brasil? Como avaliam o ambiente de negócios no país?
Marcel Telles:  Não nos preocupamos muito com aquilo que a gente não tem muita influência. Sempre tivemos uma visão de longo prazo de que o Brasil é para cima. Vai subir, descer, subir de novo, sempre em torno de uma linha ascendente. Para nós, as prioridades são Brasil e Estados Unidos. Há uma quantidade extraordinária de empreendedores nesses dois lugares. No Brasil, onde você anda, em qualquer lugar, tem alguém fazendo alguma coisa nova, fora dos padrões. É isso o que nos interessa. Eu sou animado com o país no longo prazo. E falando com toda a franqueza, esse negócio do dia a dia, da política, o ano da economia… A gente leva em consideração, mas, de novo, não podemos fazer nada a respeito. Temos de ser o melhor possível naquilo que a gente faz e ponto final. Essa é a nossa filosofia, sempre.

Reportagem completa: http://epocanegocios.globo.com/Informacao/Acao/noticia/2015/06/aqui-gente-da-o-osso-maior-do-que-o-cara-pode-roer-e-ve-se-ele-consegue.html

Valores do Banco Garantia (e futuramente cultura 3G Capital)

Abaixo um documento do Banco Garantia, quando pela primeira vez o trio colocou por escrito seus valores.

Valores-Jorge-Paulo-Lemann-1

valores-garantia

Valores-cultura-3g

Se ainda foi pouco: Da-lhe mais conteúdo

Acho que já deu para entender a cultura do Jorge Paulo e cia. Como falei, é muito interessante notar que ela se manteve praticamente a mesma desde os tempos do Banco Garantia. Várias coisas se repetem, como o Sonho Grande, a busca por Gente Boa e Resultado.

Acho que tem muitas coisas que podemos levar para as nossas empresas e para a vida. Sonhe grande, se cerque de gente boa e lembre-se que independete do ambiente, seja na empresa junior, no trabalho, no relacionamento com família, namorado e todo o mais, mantenha sempre em vista que só existem dois tipos de pessoas e você tem que escolher qual vai ser.

Para acabar deixo mais alguns links, caso queira se aprofundar ainda mais:

Jorge Paulo Lemann no Day 1:

Jorge Paulo Lemann falando sobre Harvard para a Fundação Estudar

Marcel Telles no Movimento FALCONI

Jorge Paulo Lemann no Movimento FALCONI

Dica: Nesse canal do facebook da FALCONI todos os vídeos com o próprio professor Falconi são muito bons! O Falconi é outro cara que foi essencial na construção do modelo de gestão do trio.

Livros:

Óbviamente que o livro Sonho Grande é essencial para quem quer conhecer a cultura do trio

 Outro livro que é mais focado no sistema de gestão é o livro O Verdadeiro Poder, do professor Vicente Falconi, consultor que acompanha o trio faz muito tempo.

Agora vamos pra cima aplicar todo esse conhecimento na construção de um Brasil melhor!