Esta é a terceira parte do texto sobre Como Viajar Barato e vamos falar sobre relocation de carros e como alugar carros, motorhomes e campervas de graça!

Se você ainda não leu, dá uma conferida nos primeiros textos:

 

3.0 Locomoção dentro do país

A locomoção dentro de um país costuma variar muito de lugar pra lugar, as vezes a melhor solução é ônibus, em outras trem e até avião e barco. Para não cair em furadas e conseguir gastar pouco o melhor é pesquisar sobre o destino antes de viajar.

Para fazer isso eu uso blogs de pessoas que já viajaram para esse local e que dão várias dicas (você acha fácil com o google). Outra solução é o tripadvisor, que sempre tem dicas valiosas.

 

3.1 Aluguel de carro de graça – Relocation

Contudo, queria dar uma dica quente pra vocês, caso o meio escolhido seja alugar um carro ou campervan. Em alguns países as empresas de aluguel de carro têm uma coisa chamada Relocation e isso te permite alugar um carro de graça!

Imagina o seguinte: geralmente essas empresas de aluguel de carro possuem várias filiais espalhadas no país todo, isso que te permite alugar o carro em uma cidade e devolver em outra. Prático pra nós clientes, mas já pensou a bagunça pra empresa? O carro da filial de Porto Alegre foi parar lá no Rio de Janeiro. Como que eles “devolvem” o carro pro lugar de origem?

Para não ter que mandar um funcionário fazer isso, algumas empresas tem um site especial onde eles divulgam relocations, que nada mais é do que a empresa dar o carro na sua mão e você levar o carro pro lugar de origem. A empresa não precisa pagar alguém para fazer isso e você viaja de graça, os dois lados saem ganhando =)

Na maioria dos casos a empresa vai cobrar o valor simbólico de $1 ou $5 por dia pelo aluguel. Sim, sai praticamente de graça! Algumas inclusive pagam a gasolina do carro pra você.

Lógico, nem tudo são flores, o Relocation tem alguns problemas:

  • Os destinos são pré-fixados, você obrigatoriamente vai pegar o carro na cidade X e devolver na cidade Y;
  • O tempo para fazer esse percurso é pré-estabelecido, ou seja, a empresa vai dizer que você tem no máximo X dias para fazer o trajeto. Algumas vezes o tempo é apertado, em outras não. Algumas empresas vão exigir o carro entregue no dia estabelecido, outras te deixam ficar mais com o carro, mas se você extrapolar os dias determinados você paga as diárias extras (o que continua sendo um ótimo negócio, na maioria dos casos).
  • Você não consegue se planejar, os relocations quase sempre são divulgados em cima da hora. Você provavelmente vai achar uma relocation mais ou menos 5 dias antes da data que você ira pegar o carro (ou até menos).

Se você está numa trip que te permite esse tipo de liberdade necessária para usar os relocations mete bala que você vai poupar muito. Se conseguir alugar uma campervan ou uma motorhome então nem se fala, economiza até no hostel =)

As empresas nunca vão mostrar esse tipo de aluguel no seu site principal, pois sempre esperam que alguém alugue pagando o valor full. Para saber se as empresas de alugueis de carro fazem isso para onde você vai digite “relocations cars + nome do país”. Infelizmente no Brasil nunca achei nenhuma empresa que faça isso.

Só para dar um exemplo, veja esse site de relocations que reune vários relocations nos EUA, Canada, Europa, Australia e Nova Zelândia.

 

– Gabriel Vinholi


Gostou do nosso conteúdo e tá procurando estágio? Da uma conferida no meu livro O Livro Negro dos Estágios na Amazon.

E se curtiu mesmo o post, coloca seu e-mail aqui embaixo =)